quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem

"Operários" quadro pintado em 1931 pela pintora Tarsila do Amaral. O quadro representa o imenso número, e variedade racial das pessoas vindas de todas as classes sociais.

O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
Num de seus sambas, Paulinho da Viola narra a a trajetória de um malandro do moro, Chico Brito. Na canção, ele é um malandro, vive no crime e é preso a todo hora. Paulinho, porém, não atribui a sua condição a uma falha de caráter. Chico  Brito era, em princípio, tão bom como qualquer outra pessoa, mas o "sistema" não lhe deixaria outra oportunidade de sobreviver que não a marginalidade. O último verso da música diz " a culpa é da sociedade que o transformou".  Já outra canção, bem conhecida de Geraldo Vandré, dá um recado com o sentido oposto " quem sabe faz a hora, não espera acontecer" (TOSI, 2004).
Somo nos que fazemos a hora? Ou a hora já vem marcada, pela sociedade em que vivemos? Ou que, afinal o sistema nos obriga a fazer nossa vida? Qual é a nossa margem de manobra? 
   Durkheim, acredita que a sociedade é como uma estrutura de coerção e de determinação sobre as ações individuais e, de outro, a ver o indivíduo como o agente criador e transformador da vida coletiva. Portanto, a sociedade faz o homem na mesma medida em que o homem faz a sociedade. Preferir uma parte do problema em detrimentro da outra é apenas uma questão de ênfase.


6 comentários:

  1. PROFESSORA SAÍMOS DA AULA ONTEM COM NOSSO CORAÇÃO COMOVIDO COM SEU CARINHO E PREOCUPAÇÃO EM NOS AJUDAR.VOCÊ É UM EXEMPLO DE COMO DEVEMOS AGIR COM NOSSOS ATUAIS E FUTUROS ALUNOS. QUANTO A VOCÊ JULIANA NOSSO OBRIGADA POR AJUDAR SUA MÃE QUE É UMA FOFA A CRIAR ESSE BLOG.QUE DEUS ABENÇOE E RETRIBUA AMBAS SEU CARINHO PARA COM ESSE POVO TÃO SOFRIDO DO CURSO DE PEDAGOGIA!MIL BEIJOS!!!PRÍSCILA

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Príscila pelo carinho e JU agradece também.

    ResponderExcluir
  3. Como eu disse na aula anterior,pra mim é como aquela história de "quem nasceu primeiro,o ovo ou a galinha?"Na minha opinião é o homem quem faz a sociedade,visto que,não existe sociedade sem o homem,é ele quem determina leis e regras á serem seguidas, e quando o mesmo não segue as próprias regras que criou,torna a sociedade injusta e caótica, claro que algumas leis já bagunçam a sociedade, a moral e a vida de algumas pessoas, e bem que poderiam ficar escritas só no papel.
    Um abraço, Príscila!!

    ResponderExcluir
  4. Professora, preciso muito da sua ajuda para me orientar em relação á esse trabalho de HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,não sei se tem que fazer menção á algum autor, ou se é só o que eu entendi das perguntas e do texto dado.Estou me sentindo bloqueada para escrever a bendita da introdução! SE VOCÊ PUDER, POR FAVOR ME AJUDE!!!! UM BEIJO,PRÍSCILA

    ResponderExcluir
  5. È claro Príscila me envie por emai, suas dúvidas, darei um empurranzinho.

    monicacorreajr@yahoo.com.br

    Estou a sua disposição e seus colegas.

    ResponderExcluir