Olá e Bem vindos a Todos
O
Pedagogo nos Espaços não Escolares
Apresentamos
um breve resumo
Verificamos, nos últimos anos, o aparecimento de
espaços educacionais não formais, que abrem para o Pedagogo novas oportunidades
de atuação. As atividades educativas intencionais ultrapassam os domínios da
escola aparecendo em outras instituições sociais, como: Ong’s, Hospitais,
Empresas, Meios de comunicação em massa etc.
Não
se trata de negar ao Pedagogo a atuação como docente em espaços escolares
formais, mas de acrescentar ao seu campo de trabalho outras oportunidades tão
importantes quanto à docência.
A ação educativa deve estar presente em todos os
setores de nossa sociedade, para que se confirme o caráter de “formadora de
força de trabalho”, previsto inclusive em nossa Constituição Federal: Art. 205- “A educação, direito de todos e dever do
Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da
sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o
exercício da cidadania.
Consta no “(...)Art 3º O estudante de Pedagogia
trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por
pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será
proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de
interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e
relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.”
Neste
trecho notamos a riqueza de conteúdos que as Diretrizes Curriculares propõem a
serem desenvolvidas no curso de Pedagogia.
O
Pedagogo receberá uma formação de habilidades complexa, permitindo que ele
desenvolva o ser humano em sua totalidade.
“(...)Art 5º O egresso do curso de Pedagogia
deverá estar apto a trabalhar em espaços escolares e não escolares, na promoção
da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em
diversos níveis e modalidades do processo educativo;” participar da gestão das
instituições como: Planejando, executando e acompanhando.
Referencias Bibliográfica
O PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES.
Laura
Andréa de Souza Prado e Silva. UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO
SÃO PAULO – SP.
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