quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Pedagogia Social



                                        Pedagogia Social







Segundo Libâneo (2006):

Todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente. Um professor é um pedagogo, mas nem todo pedagogo precisa ser professor.



O Pedagogo Social é um profissional aprontado para agir em benefício de um integral desenvolvimento do indivíduo, apreciando diferentes formas de aprendizagem do ser humano.
o Pedagogo Social enquanto parte do ensino serve de modelo na acepção de fazer compreender a educação não-formal enquanto exercício medianeiro de um plano educacional.

Organizações Não-Governamentais são associações como: Asilos, Orfanatos, Amparosá Crianças com Carências. Formado por pessoas da comunidade que se interessam pelas causas sociais e se comprometem a ajudar no desenvolvimento social.
O termo ONG foi impresso pela primeira vez no ano de 1940, pela Organização das Nações Unidas- ONU, para indicar as entidades, da sociedade executora de projetos sociais ou de interesse público. Mas o seu desenvolvimento se deu nas décadas de 60 e 70, quando chegou o fim dos governos militares e inseriu a democracia.
No Brasil passou a ser visível na década de 90 através dos meios de comunicação existentes que começaram a fazer divulgação do seu trabalho com iniciativas e presenças nas conferencias internacional que foram promovidas pela ONU.


Instituições ligadas ao terceiro setor da sociedade, com o intuito de assessorar acomunidade na área da educação: cidadania, esporte, cultura, lazer, etc.
As técnicas pedagógicas nos estabelecimentos não governamentais tornam-se um meio fundamental de integração da pessoa com a sociedade, tornando-o cidadão participativo das afinidades igualitárias que se constituem dentro do ambiente em que está inserido.


Segundo a lei de 15 de maio de 1998 foi promulgada a Lei nº. 9.637, que trata das organizações sociais. Seu art. 1º preceitua que as organizações sociaissão qualificadas como pessoas jurídicas de direito privado.
Novo Código Civil (Lei-Federal n° 10.406/02) dispõe que começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado.
criação, a organização, a estruturação interna e o funcionamento dasorganizações sendo vedado ao poder público negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessários ao seu funcionamento. São registradas no Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
As associações se constituem pela união de pessoas que se organizam para fins não econômicos e não lucrativos. São registradas no Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Organização não governamental trabalha com políticas públicas serve como guia para as ações do governo e de todas as comunidades, são organizações sem fins lucrativos que são criadas para ajudar as comunidades carentes, seja ele econômico, racial, ambiental e outros, sem falar na reivindicação dos direitos violados.
As ONGs também chamadas de terceiro setor estão a disposição em vários segmentos para prestar serviço a pessoa carente que não podem contratar o serviço privado e como o serviço público não consegue atender a quantidade de pessoas necessitadas com qualidade, aí as ONGs assumem um papel de uma importância fundamental.

Qual é o seu Papel ?

Agente multiplicador e transformador do conhecimento, desenvolve  trabalhos socio-educativos em prol da comunidade, como também provoca mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade de seu desempenho profissional e pessoal.
 Valorizando a educação como prática de ressocialização de sujeitos excluídos socialmente. 

O educador social deve efetivar um diagnóstico da situação local como ponto primordial de sua ação educativa e a partir dessa análise retirar indicadores para execução do seu trabalho  elaborando, executando e avaliando ações.
 Desta forma o educador social precisa sair do seu território e ir ao encontro do publico alvo, sentir as necessidades e juntos traçar estratégias de ações educativas.

 O pedagogo social precisa ser consciente e capaz de ouvir, respeitar a individualidade de cada um, proporcionando-lhe o momento oportuno e as condições básica de melhoria de vida, pois o alicerce do envolvimento pedagógico entre pedagogo/comunidade deve ser uma afinidade de diálogo para ambos construírem conhecimentos com autonomia a partir dos problemas encontrados na comunidade. 

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